Artigos científicos: Quem são eles?

Artigos científicos: Quem são eles?

artigos científicos

Tipos de artigos científicos

Fazer um artigo científico pode parecer uma tarefa muito difícil.

A verdade é que tudo irá depender do tipo de artigo que você escolhe para fazer. Isso mesmo, não existe apenas um tipo de artigo científico.

Muitas pessoas costumam pensar que existe apenas um tipo de artigo científico para se fazer, mas isso não é verdade! A grande realidade é que existem 5 tipos de artigos científicos que podem ser feitos por pesquisadores.

Por isso, vamos ver agora quais são esses tipos de artigos científicos e como eles podem ser feitos.

 

 1. Artigo científico de Revisão bibliográfica

 

Esse está entre os tipos de artigos científicos que as pessoas mais fazem.

É por isso que você provavelmente já conhece a revisão bibliográfica de uma maneira mais detalhada do que os outros tipos de artigos científicos.

Basicamente, a revisão bibliográfica consiste em um tipo de artigo científico no qual há um problema para ser solucionado.

Com isso, o projeto consiste em responder uma pergunta relacionada ao tema e toda a pesquisa bibliográfica trata-se de uma revisão para solucionar a questão.

 

2. Artigo científico de  Revisão bibliométrica

 

Enquanto a revisão bibliográfica é focada em termos qualitativos, a revisão bibliométrica está focada em termos quantitativos.

Esse é um dos melhores tipos de artigos científicos para quem quer coletar dados sobre determinado fenômeno.

Sendo assim, a pesquisa é focada em levantar dados estatísticos sobre determinado assunto para depois produzir um artigo científico com base nesses dados, analisando, apropriando-se do que foi dito e transferindo isso de forma analítica para seu artigo.

 

3. Artigo de Estudo de caso

 

O estudo de caso pode ser considerado um dos tipos de projetos científicos mais complicados de se fazer, justamente porque ele é pontual ao tratar de um caso específico e, consequentemente, não abre tantos espaços para novas interpretações.

Dessa maneira, o papel do pesquisador no estudo de caso é analisar determinado caso por meio de diversas óticas.

A literatura aqui exerce o papel de oferecer diversos pontos de vista ao pesquisador, mas não tem caráter explicativo como na revisão bibliográfica.

Portanto, é necessário ser proativo para desenvolver um estudo de caso consistente e conciso ao mesmo tempo.

 

 4. Artigo científico de Pesquisa em ação

 

Dentre todos os tipos e estilos de artigos científicos que se pode fazer, esse é o que ainda recebe algumas críticas e pode não ser tão bem aceito em determinadas instituições.

É importante pesquisar bem o edital para verificar quais suas possibilidades antes de definir.

Basicamente, a pesquisa em ação consiste em uma pesquisa em que o pesquisador não fica apenas na teoria, mas também implementa práticas.

Desta forma, o pesquisador entra no objeto pesquisado para entender ainda mais sobre o contexto e viver na pele o seu objeto de estudo.

Por exemplo: se um pesquisador quer saber a eficácia de um tipo de implementação em uma escola, ele pode viver na pele essa implementação e depois tirar suas próprias conclusões com a pesquisa.

Portanto, esse tipo de pesquisa dá um pouco mais de trabalho, mas também é bem abrangente e pode trazer resultados muito interessantes para o universo dos artigos científicos.

 

5. Artigo científico Survey

 

Por fim, o survey é um outro estilo de artigo científico que pode ser muito interessante no caso de pessoas que querem fazer uma pesquisa mas não sabem muito bem por onde começar.

Isso também acontece no caso de quem tem vontade de ouvir as pessoas envolvidas no contexto da pesquisa.

Assim, por meio dele estabelece-se uma determinada questão e contexto para análise. Depois disso, deve-se criar uma amostra e selecionar as perguntas que comporão o questionário.

Após isso, a amostra precisa responder àquele questionário da melhor maneira possível, justamente para que o pesquisador consiga compreender melhor a resposta e tenha sua informação de forma completa.

Por fim, deve-se analisar os dados de modo quantitativo (como na maioria dos artigos científicos que são surveys) e então chegar a uma conclusão que responda à pergunta feita no início.

Portanto, esses são os tipos de artigos científicos que você pode fazer no meio acadêmico.

Apesar de todas essas possibilidades, lembre-se de sempre ler um pouco mais sobre o assunto no edital da sua faculdade.

Dessa maneira você saberá exatamente qual tipo de artigo científico é aceito.

 

Em todos os casos acima, não esqueça de formatar seu texto de acordo com as normas da ABNT ou as solicitadas pelas instituição na qual estuda.

Saiba mais aqui: Revisão de textos e formatação: o que muda?

Leave a Comment

Your email address will not be published.