TCC não é bicho de 7 cabeças
A época do TCC tende a ser uma fase bem turbulenta na vida dos estudantes. Principalmente daqueles que nunca tiveram contato com pesquisas anteriormente e precisam desenvolver o tão temido TCC.
Apesar de temido, a grande realidade é que o TCC pode não ser um bicho de 7 cabeças. Mas, é essencial organizar-se e também fazer um bom planejamento do projeto; caso contrário, a tendência é de que tudo realmente seja uma bagunça.
Antes de mais nada, é importante que você saiba que a organização e o planejamento são elementos fundamentais. Isso, antes de você sequer começar a pensar em escrever seu TCC.
Essas são etapas que te farão diferente de outros estudantes, principalmente se quiser se destacar do resto da turma.
ETAPA 1 – ORGANIZAÇÃO
Há uma diferença simples, mas muito importante entre as pessoas que conseguem desenvolver um bom TCC e aquelas que encontram muita dificuldade no processo: a organização.
Para iniciar, é importante que você entenda e visualize exatamente qual é o tipo de trabalho que precisará desenvolver. Para entender mais sobre isso é essencial ter acesso às informações que a universidade te enviar.
Isso porque cada faculdade possui exigências diferentes para o TCC.
Ao pesquisar mais sobre isso, foque principalmente em descobrir o número de páginas exigido, quais são os principais temas explorados e, também, qual é o template de elaboração do projeto.
Com relação ao template, é muito importante que você saiba que todos os trabalhos acadêmicos brasileiros devem estar de acordo com as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e, por isso, ele não pode ter a formatação que você quiser, mas sim a exigida.
A maioria das universidades oferece um template para que você possa utilizar e desenvolver seu trabalho sem maiores problemas. Porém, é muito importante que você entenda pelo menos o mínimo sobre essas normas. Isso, pois, o template pode estar errado e você não perceber.
Ao longo do trabalho você também precisará utilizar as normas ABNT para fazer referências e citações, por exemplo; e essa parte é de grande importância para eliminar qualquer ocorrência de plágio.
A organização é um grande diferencial que você terá com relação a outros estudantes.
Analise bem qual tipo de trabalho você visa desenvolver e quais são os métodos permitidos pela sua universidade. Depois disso, basta selecionar quais são os melhores métodos para o seu caso e então organizar-se sobre esses métodos!
Portanto, essas são algumas características e etapas que você deve levar em consideração dentro da etapa de organização.
ETAPA 2 – PLANEJAMENTO
A etapa de organização é a base de todo seu trabalho. Ela e é muito importante para que você entenda o que está por vir e conheça mais sobre a estrutura de todo o trabalho. Ou seja, não apenas sobre o conteúdo exatamente.
Por esse motivo, a etapa de planejamento é extremamente necessária. Esse será o momento de você pensar mais no conteúdo do seu trabalho e planejar sua execução. Isto é: em quais fontes ele se baseará e muito mais.
Porém, para falar a verdade, essa é a maior dificuldade de todos os estudantes. Afinal, quais são as fontes confiáveis? Por onde começar a pesquisar? Como conseguir delimitar o tema da melhor maneira possível? Essas são algumas dúvidas que aparecem na cabeça de todas as pessoas durante essa etapa do TCC.
Dessa maneira, levando em consideração que o tema do trabalho é o que convida a pessoa que dará a sua nota, é interessante que você, antes de mais nada, tenha algum site de referência para conseguir te guiar; nesse caso, uma boa opção é o artigo “Tema para TCC: encontre o seu com esses 7 passos”.
A partir do momento em que você iniciar a ler o artigo e seguir os passos indicados, verá que tudo fica mais simples na hora de definir o seu tema. Nesse caso, uma outra dica é sempre escolher um tema que você goste bastante, já que precisará trabalhar em cima dele por mais de 1 semestre.
Porém, definir o tema não é tudo. Após essa etapa você precisará pensar sobre o que pesquisará dentro daquele tema; ou seja, qual será o seu problema de pesquisa.
Problema de pesquisa
O problema de pesquisa nada mais é do que a pergunta que você deverá responder com a sua pesquisa. É aquele elemento que chama a atenção do leitor para entender exatamente o tema do seu trabalho.
Caso você ainda não tenha entendido exatamente o que seria o problema de pesquisa, acompanhe alguns exemplos:
- “O nível de escolaridade influencia as escolhas políticas da população brasileira?”
Este é um problema de pesquisa bem estruturado. Isso porque ele é específico com relação ao que se quer entender ao longo do projeto. Ele é claro, está contextualizado (principalmente quando o Brasil é citado) e, ao mesmo tempo, é viável de se pesquisar.
Sendo assim, alguns elementos importantes a se levar em consideração sobre a elaboração do seu problema de pesquisa são:
- Ele não pode ser vago, justamente porque você deve focar em algo específico durante a elaboração do trabalho;
- Ele precisa estar contextualizado para que não existam espaços para duplas interpretações;
- É interessante que não tenham outros problemas de pesquisa idênticos ao seu em pesquisas anteriores feitas por outras pessoas;
- Deve-se ter disponíveis materiais de boa qualidade sobre o tema, então pesquise sobre isso antes, já que essa pode ser uma dificuldade no futuro;
- O problema precisa ser viável justamente porque a resposta para a pergunta será o seu projeto e, por isso, conseguir encontrar essa resposta é essencial;
- Precisa ser simples de se entender, mais uma vez para que não existam espaços para duplas interpretações, o que pode atrapalhar sua nota no momento da avaliação.
Assim, com o problema de pesquisa já definido de acordo com as dicas anteriores, chegou o momento de propriamente pesquisar a resposta para aquele problema.
Fontes
Essa fase de procura por fontes é muito importante porque as fontes possuem uma influência direta no seu trabalho. Antes de mais nada, é interessante que você saiba que de acordo com um estudo de Riviane Furtado[2] a internet é de grande ajuda nesse momento, mas é de extrema importância que você confira a confiabilidade e legitimidade das suas fontes.
Dessa maneira, no lugar de basear o seu trabalho em pesquisas da internet, uma boa ideia é utilizá-la para entender quais são os autores mais renomados na sua área, quais são as obras mais lidas e utilizadas como referência e também encontrar outros problemas de pesquisa parecidos e quais referências foram utilizadas.
Sendo assim, a internet é uma excelente aliada nesse processo, mas é interessante que você a utilize como uma ferramenta no momento de procurar e-books, entender mais sobre os elementos que citamos anteriormente (como pesquisa por autores e obras importantes) e também para entender mais sobre as normas ABNT, mas a principal fonte do trabalho devem ser livros de qualidade.
Isso porque fontes boas são extremamente importantes para darem uma maior seriedade ao seu trabalho e também uma maior confiança. Afinal, quem confiaria em referências feitas por desconhecidos? Dessa forma, capriche bastante na parte das fontes.
Planejamento
Por fim, antes de finalizar o seu planejamento, é interessante que você defina quais métodos e metodologias utilizará para desenvolver o seu trabalho, justamente porque é por meio do método que você fará sua pesquisa e obterá uma resposta; ou seja, o método é o caminho que você irá utilizar para encontrar a resposta do problema de pesquisa. Neste caso, podemos citar dois métodos de pesquisa muito utilizados no meio acadêmico: o método quantitativo e o método qualitativo.
O método quantitativo consiste basicamente em métodos que foquem encontrar números e estatísticas. Ou seja, é um método que busca informações mensuráveis e, consequentemente, envolve gráficos e muitos outros sistemas de medida e representação.
Enquanto isso, o método qualitativo consiste em informações mais subjetivas, ou seja, a metodologia nesse método é principalmente a entrevista e também os questionários, de forma que ele não foca em números, mas sim em informações em texto. Apesar disso, ele também pode ser mensurado por meio de gráficos, por exemplo.
Portanto, com tudo isso em mente você já terá finalizado a parte de planejamento do seu TCC. Lembre-se sempre de deixar bastante tempo disponível também para essa parte, justamente porque ela é muito importante para responder ao seu problema de pesquisa, e consequentemente, para o desenvolvimento geral.
ETAPA 3 – COMEÇAR A ESCREVER
Após as etapas anteriores você já deve estar se questionando: eu preciso realmente fazer todas essas coisa antes de começar a escrever o meu projeto? E a resposta para essa pergunta é bem simples: sim, você precisa.
Isso porque agora você já tem uma ideia bem clara da formatação do seu projeto e também do conteúdo que estará nele, o que fará com que essa parte da escrita seja muito mais simples e rápida, já que basta apenas colocar todas as suas ideias em prática, ou seja, unir a forma ao conteúdo.
Porém, não pense que o projeto em questão é o TCC. Antes de mais nada, você deve começar a escrever o seu projeto de pesquisa. O seu projeto de pesquisa pode ser também conhecido como pré-projeto e ele terá todas as informações mais importantes para que seus orientadores entendam sobre o que seu trabalho se trata.
Projeto de pesquisa
De acordo com uma pesquisa publicada pela Unimep[3] (Universidade Metodista de Piracicaba), 57% dos estudantes não sentem dificuldade de elaborar o projeto de pesquisa, o que pode te deixar mais animado, ainda mais após ler todas essas dicas anteriores.
Mas isso não significa que ele possui qualidade. Até mesmo porque muitas pessoas desenvolvem projetos apenas para conseguir o diploma, sem maiores comprometimentos.
Além disso, é importante saber que o projeto de pesquisa possui um template específico e também deve ser composto por todos os elementos necessários.
Obs: esse template deve seguir também as normas ABNT, assim como todos os outros trabalhos que você desenvolver em ambiente acadêmico.
Elementos do projeto de pesquisa
- Introdução: deve-se apresentar qual o seu tema e delimitação, qual seu problema de pesquisa, quais seus objetivos (gerais e específicos)[4] e sua justificativa para elaborar a pesquisa, tudo nessa ordem. Por meio da introdução o corretor terá uma ideia geral de tudo o que você planejou anteriormente;
- Revisão da literatura: essa etapa é essencial para dar maior embasamento teórico e histórico para a sua pesquisa. Nessa parte você deve citar pesquisas anteriores sobre o assunto e sobre outros elementos que o compõem; nesse caso, fontes confiáveis são essenciais;
- Delineamento metodológico: nesta etapa você deve indicar qual será a metodologia utilizada no seu trabalho – quantitativa? Qualitativa? Mista (uma mistura das duas)?. Para isso, utilize o método que você havia planejado anteriormente;
- Cronograma: essa etapa demanda uma tabela indicando o que será feito no trabalho a cada mês, ela é essencial para que você e o corretor visualizem a organização do trabalho;
- Referências: nas referências você deve colocar todo o material que foi utilizado para fazer o seu projeto de pesquisa, ou seja, todas as fontes que você utilizou para encontrar as informações inseridas no pré-projeto. Lembre-se de que as referências são essenciais para não ocorrer plágio no trabalho.
Finalizando
Dessa maneira, com a organização em dia, com o planejamento feito e o projeto de pesquisa já pronto, você já terá todo o seu pré-trabalho estruturado e também um projeto de pesquisa melhor trabalhado e mais profundo.
Após todas essas etapas chegou o momento de escrever o seu TCC. Lembre-se que a grande maioria dos estudantes já começa na parte da escrita, e por isso agora você está muito mais preparado do que a grande maioria das pessoas, o que é um diferencial.
Portanto, mãos à obra e comece a escrever o seu TCC da melhor forma possível e sempre seguindo as dicas anteriores para que ele fique ainda melhor. Boa sorte nessa jornada!
Referências
[1] Fonte do material: https://www.passeidireto.com/arquivo/21210216/a-importancia-das-normas-tecnica-na-elaboracao-de-textos
[2] Fonte do conteúdo: https://rivianefurtado.jusbrasil.com.br/artigos/498355527/o-uso-da-internet-como-fonte-de-pesquisa
[3] Fonte da pesquisa: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/563.pdf
[4] Objetivos gerais: o que se espera do projeto como um todo;
Objetivos específicos: quais serão as etapas objetivadas para conseguir chegar ao objetivo geral. Ambos devem ser informados por meio de verbos no infinitivo.
Exemplo:
Objetivo geral: Entender o que influencia nas escolhas políticas da sociedade.
Objetivo específico: a) Entrevistar pessoas; b) Pesquisar bibliografias etc.


