WhatsApp: (47) 99132-0131
contato@professoralaize.com.br

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos

formatação ABNT

As normas ABNT podem ser consideradas um grande temor na vida dos estudantes, mas a grande verdade é que tudo não passa de algumas regras que devem ser seguidas para que o trabalho fique melhor formatado e toda a produção acadêmica brasileira seja uniforme.

Porém, nem sempre os estudantes sabem onde estão errando e onde podem encontrar sites para ajudar nessa formatação – e tudo isso é de extrema importância para que seu trabalho realmente tenha uma boa qualidade.

Portanto, continue lendo para entender mais sobre as normas ABNT, quais são os erros mais cometidos e quais são as principais normas que você deve ter em mente

na hora de elaborar um trabalho acadêmico.

  • Principais normas ABNT

 

É claro que as normas ABNT englobam diversos campos que devem ser levados em consideração. Porém, não faz mal saber algumas normas básicas que devem estar presentes até mesmo nos trabalhos mais simples.

  1. Fonte: Times New Roman ou Arial;
  2. Tamanho da fonte: 12, para todo o desenvolvimento do trabalho;
  3. Margens: 3cm para superior e esquerda, 2cm para inferior e direita;
  4. Espaçamento entre linhas: 1,5;
  5. O trabalho deve sempre ter: capa, contracapa, sumário, introdução, desenvolvimento e referências bibliográficas;
  6. Deve-se fazer referência de tudo o que é citado para não configurar plágio.

Essas são normas que devem estar presentes no corpo de qualquer trabalho, sem levar em consideração todas as divisões necessárias para que o trabalho fique completo e tenha muita qualidade.

Sendo assim, as normas acima se referem apenas a coisas básicas que você sempre deve saber na hora de começar um trabalho com as normas ABNT.

  • Principais erros nas normas ABNT

 

Mesmo com muitas pesquisas, muitos estudantes ainda acabam cometendo erros com relação às normas ABNT, e por isso é de extrema importância saber quais são:

  • A falta de recuo: por se tratar de um trabalho justificado, muitas pessoas acham que os trabalhos nas normas ABNT não precisam ter recuo. Porém, isso não é verdade. O correto é dar um recuo de 1,25cm no início de cada parágrafo.
  • As margens: você já viu agora qual o tamanho de margem correto para as normas ABNT, e por isso é interessante se atentar muito a isso. As margens são essenciais para uma boa configuração da ABNT, mas muitas pessoas acabam se esquecendo delas e não formatam o trabalho da maneira correta.
  • As referências: as referências são de grande importância e possuem uma espécie de formatação para cada tipo de fonte, por isso é interessante saber exatamente como fazê-las ou utilizar alguns sites que podem ajudar nesse processo.
  • As citações: as citações também são essenciais para a não configuração de plágio, e por isso deve-se saber como fazê-las da maneira correta, já que diferentes tipos de referências requerem diferentes tipos de citações.
  • O tamanho da fonte: o tamanho da fonte nem sempre é 12. Na capa ela também pode ser 14 ou 16, enquanto no desenvolvimento ela pode chegar a ser 10 em citações diretas longas.

O que pode te ajudar?

Caso você ache muito difícil gravar todas essas regras, alguns sites podem te ajudar ainda mais a se preparar para trabalhos ABNT.

Logo, encontre o site que você mais gosta e comece a utilizar para facilitar sua vida com as normas ABNT!

OU entre em contato e solicite um orçamento para revisão e formatação do seu artigo.

  • As fontes nas normas ABNT

 

Como já dito, as normas ABNT requerem fontes e referências feitas da maneira correta. Quando feitas de acordo com as normas não há perigo do autor da pesquisa ter feito plágio, por exemplo.

Sendo assim, é interessante que você sempre tenha um site em mãos para conferir se suas referências foram feitas da maneira correta e até mesmo para fazer suas referências.

Neste caso, as normas ABNT e suas referências podem ser conferidas também aqui para facilitar a sua vida: https://moodle.ufsc.br/mod/url/view.php?id=236463&forceview=1

Portanto, agora basta utilizar todas essas dicas e sites para fazer seu trabalho perfeitamente de acordo com as normas ABNT!

ENTRE EM CONTATO E FAÇA UM ORÇAMENTO PARA REVISÃO E FORMATAÇÃO DO SEU TRABALHO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *