Revisão de textos e formatação: o que muda?

Revisão de textos e formatação: o que muda?

formatação ABNT

Revisão e formatação de textos são dois trabalhos muito importantes para que um texto tenha a qualidade de que precisa e para que o redator tenha total confiança de que o trabalho está bem feito.

Porém, nem todo mundo sabe a diferença entre esses dois trabalhos ou entende exatamente qual tipo de profissional deve contratar  para cada um deles, mesmo que eles na realidade sejam muito diferentes.

Sendo assim, vamos ver agora as principais diferenças entre revisão de texto e formatação de texto e quais são os profissionais encarregados por esses trabalhos!

 

Diferenças entre revisão e formatação

 

A revisão trata-se de um trabalho orto-gramatical, nele o objetivo é corrigir tudo o que há de errado com relação à gramática, coesão e coerência. Ou seja, a revisão está focada no conteúdo do trabalho, no texto em si.

Enquanto isso, a formatação está focada na forma do trabalho. Ou seja, ela consiste na correção de parágrafos, tamanho e formato de fonte, referências e tudo o que engloba a forma de apresentação do trabalho. No caso dos trabalhos ABNT, a formatação é justamente a passagem do conteúdo do trabalho para o formato das normas.

Dessa forma, apesar de parecerem a mesma coisa, a revisão e a formatação são trabalhos muito diferentes que, consequentemente, se complementam.

 

Revisão e orientação

 

Além disso, é extremamente importante levar em consideração que revisão e orientação não são a mesma coisa. Antes de contratar um profissional para fazer o serviço, é interessante saber se você quer uma revisão ou uma orientação.

 

  • Revisão: a revisão trata-se do processo de pegar o que está errado no conteúdo do texto e modificar de forma que ele fique correto. Nesse caso, o profissional pode ou não marcar o que foi modificado – tudo depende das suas escolhas.
  • Orientação: a orientação é um processo menos invasivo, visto que o orientador irá dizer o que pode ser modificado no trabalho e o que há para melhorar. Nesse caso, você é a pessoa que deverá fazer as modificações no trabalho.

 

Assim, na hora de escolher um profissional para ver seu trabalho é necessário destacar se você quer um trabalho de revisão ou de orientação, visto que eles são diferentes e, consequentemente, trazem resultados diferentes.

 

Os tipos de profissional

 

A escolha do profissional é extremamente importante para que você consiga obter um trabalho de boa qualidade e ao mesmo tempo tenha o serviço feito da maneira que você queria.

Sendo assim, antes de mais, é interessante você entender quais são os tipos de profissional de revisão de texto e formatação que você irá encontrar:

 

  • Aqueles que fazem revisão: são aqueles que apenas revisam o conteúdo do texto e não formatam;
  • Os que fazem formatação: são aqueles que apenas fazem a formatação do trabalho e não revisam nada;
  • Profissionais que fazem ambos: existem profissionais que fazem revisão e formatação, o que pode facilitar o seu trabalho.

 

Portanto, sempre converse com o profissional e deixe claro o que você quer, já que assim você conseguirá saber qual tipo de trabalho ele desenvolve.

 

A escolha dos profissionais

 

Depois de decidir qual tipo de profissional que você quer, é interessante levar em consideração algumas habilidades que ele deve ter para ser bem qualificado  para o serviço.

 

  • Formação superior (de preferência em Letras);
  • Especialização em áreas relacionadas;
  • Experiência com formatação e revisão de trabalhos acadêmicos;
  • Tempo disponível para fazer o trabalho;
  • Desenvoltura para realizar o projeto.

 

Quando encontrar um profissional com essas características, é importante também que ele te passe confiança. Sendo assim, converse bastante e lembre-se de sempre pedir exatamente o que você quer com o projeto, até mesmo porque o profissional não consegue adivinhar.

Portanto, com essas dicas você com certeza vai ter uma maior facilidade em compreender a diferença entre revisão de texto e formatação de texto, além de saber como encontrar um bom profissional para essas situações!

 

SE ESTÁ PRECISANDO DESSES SERVIÇOS, ENTRE EM CONTATO COMIGO.

Leave a Comment

Your email address will not be published.