Revisão de textos: quem é o profissional adequado

Revisão de textos: quem é o profissional adequado

Um bom profissional para executar a revisão de textos para você ou sua empresa precisa ser, primeiramente, alguém capaz de compreender suas necessidades e, consequentemente, atender as suas demandas.

A revisão de textos  compreende- se como um nicho do mercado profissional em que estão diversos segmentos, dentre os principais clientes dos profissionais de revisão de textos, estão:

  • Acadêmicos;
  • Editoras;
  • Agências publicitárias;
  • Escritores independentes;
  • Produtores de conteúdo.

Do que a revisão de textos é capaz

Uma boa revisão de textos é capaz de deixar seus escritos com aspecto profissional, porém sem alterar seu conteúdo.

Isso significa que, ainda que você não tenha muito domínio da língua portuguesa em seus aspectos gramaticais e semânticos, você pode ter muito a dizer, ou nesse caso, a escrever, e pode fazer isso.

O profissional de revisão de textos será capaz de transformar seu texto em algo bom e direcionado ao público. Como? Através de algumas ações de melhoria como:

  • adequação vocabular quanto ao público e objetivo do texto;
  • correção ortográfica, gramatical e semântica;
  • Revisão e adequação quanto à coerência e coesão.

O que um bom revisor de textos precisa?

Para encontrar um profissional revisor de textos adequado as suas necessidades você precisa estar atento a algumas coisas. Por isso é importante que verifique as qualificações do profissional antes de contratá-lo.

Muita gente pode achar que ser um profissional formado em letras já é o suficiente para ser um revisor de textos. No entanto as questões gramaticais e semânticas são apenas parte do necessário para exercer essa profissão.

Isso pois, ao se trabalhar com diferentes textos e objetivos dos clientes, é necessário dominar um pouco mais do que as questões técnicas.

Quando se trabalha com os textos acadêmicos, por exemplo, é necessário que se adeque o texto a uma linguagem acadêmica pertinente à instituição e grau de ensino do estudante.

De outra forma, quando se tratam de textos publicitários, talvez seja necessário que saiba a base da publicidade, para além de corrigir, não incorrer no erro de alterar o texto de forma negativa.

Textos de conteúdo para internet também precisam de atenção específica, portanto cada conteúdo é previsto para uma finalidade: entreter, instruir, ensinar, promover uma marca ou produto.

Por isso é importante que o revisor de textos tenha mais que uma formação essencialmente, em letras- língua portuguesa. Mas tenha também experiência e qualificações em escrita de textos para diferentes áreas, isso fará a diferença nos produtos finais que seu cliente vai receber, pode apostar.

Se você é, ou pretende trabalhar com revisão: continue estudando, aperfeiçoamento constante é a chave. Cada texto é único e merece tratamento especial, de acordo com o objetivo do cliente.

Já se você está à procura do profissional que vai fazer seu texto ficar de ‘arrasar’, então está na página certa. Entre em contato e tire suas dúvidas.

Leave a Comment

Your email address will not be published.