Escrevendo o TCC em 3 passos

Escrevendo o TCC em 3 passos

 

A época do TCC tende a ser uma fase bem turbulenta na vida dos estudantes, principalmente daqueles que nunca tiveram contato com pesquisas anteriormente e precisam desenvolver o tão temido TCC.CLIQUE E CONHEÇA A SOLUÇÃO PARA O SEU PROBLEMA NA ESCRITA DO TCC

Apesar de temido, a grande realidade é que o TCC pode não ser um bicho de 7 cabeças, mas é essencial que você seja uma pessoa organizada e também faça um bom planejamento do que será feito ao longo do projeto; caso contrário, a tendência é que tudo realmente seja uma bagunça.

Antes de mais nada, é importante que você saiba que a organização e o planejamento são elementos fundamentais antes de você sequer começar a pensar em escrever seu TCC.

Essas são etapas que te farão diferente de outros estudantes, principalmente se você for fazer seu TCC sozinho e quiser se destacar do resto da turma, o que é muito importante em alguns cursos.

Pode ser ainda mais importante no caso de pessoas que querem seguir pesquisando sobre o seu tema para o resto da vida, ou seja, para aqueles que querem ser pesquisadores, engatar uma pós graduação e voar no mundo acadêmico.

Por esse motivo, é sempre interessante seguir algumas etapas de planejamento que, nesse caso, são: organização, planejamento e começo da escrita; sendo que em cada um delas seu desafio será pensar o que poderá escrever em cada um dos tópicos do seu trabalho.

Portanto, caso você queira aprender mais sobre como começar e estruturar da melhor maneira possível o seu TCC e, além disso, também melhorar suas técnicas de organização de estudos, é só acompanhar os próximos capítulos!

 

ETAPA 1 – ORGANIZAÇÃO

 

 Há uma diferença simples, mas muito importante entre as pessoas que conseguem desenvolver um bom TCC e aquelas que encontram muita dificuldade no processo: a organização.

A organização pode ser entendida como uma chave fundamental para começar o seu TCC, justamente porque é por meio dela que você conseguirá visualizar o que deverá ser feito de maneira mais clara e, dessa forma,  preparar-se mais para o projeto.

Para iniciar, é importante que você entenda e, portanto, visualize exatamente qual é o tipo de trabalho que precisará desenvolver. Para entender mais sobre isso é essencial ter acesso às informações que a universidade te enviar.

Isso porque, cada faculdade possui exigências diferentes para o TCC e, sendo assim, você precisa saber informações sobre a sua faculdade. Ao pesquisar mais sobre isso, foque principalmente em descobrir o número de páginas exigido, quais são os principais temas explorados e também qual é o template de elaboração do projeto.

O template

Com relação ao template, é muito importante que você saiba que todos os trabalhos acadêmicos brasileiros devem estar de acordo com as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e, por isso, ele não pode ter a formatação que você quiser, mas sim, a que é exigida.

Nesse caso, a grande maioria das universidades oferece um template para que você possa utilizar e desenvolver seu trabalho sem maiores problemas. Porém, é muito importante que você entenda pelo menos o mínimo sobre essas normas – justamente porque o template pode conter equívocos ou até mesmo ter contradições e você não perceber, por exemplo.

Além de tudo isso, os templates não são utilizados para tudo, justamente porque ao longo do trabalho você também precisará utilizar as normas ABNT para fazer referências e citações, por exemplo; e essa parte é de grande importância para eliminar qualquer ocorrência de plágio.

De acordo com um material publicado pela UEMS[1] (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), as regras ABNT são importantes porque uniformizam os trabalhos e, consequentemente, permitem uma avaliação mais rápida e também mais focada no momento da correção. Além disso, a estruturação uniforme permite que o aluno organize cada uma das partes do texto de maneira bem detalhada, abrangendo todo o assunto.

Sendo assim, com relação às normas ABNT, é importante que você se organize para conseguir aprender mais sobre o assunto antes mesmo de começar o trabalho, justamente porque essa organização é um grande diferencial que você terá em relação a outros estudantes.

As metodologias

 

Por fim, um outro elemento muito importante a ser levado em consideração são as metodologias utilizadas no trabalho. Sendo assim, analise bem qual tipo de trabalho você visa desenvolver e quais são os métodos permitidos pela sua universidade. Depois disso, basta selecionar quais são os melhores métodos para o seu caso e então organizar-se em cima desses métodos!

Portanto, essas são algumas características e etapas que você deve levar em consideração dentro da etapa de organização. Lembre-se de deixar um certo tempo para pensar sobre essas etapas, porque a organização é o que fará o seu trabalho ser diferente dos demais. Porém, saiba também que se organizar não é tudo, e outro elemento possui uma importância muito grande durante o desenvolvimento do seu trabalho: o planejamento.

 

ETAPA 2 – PLANEJAMENTO

 

A etapa de organização é a base de todo seu trabalho e é importante justamente para que você entenda o que está por vir e conheça mais sobre a estrutura de todo o trabalho, ou seja, não sobre o conteúdo exatamente.

Por esse motivo, a etapa de planejamento é extremamente necessária: esse será o momento de você pensar mais no conteúdo do seu trabalho e planejar sua execução, em quais fontes se baseará e muito mais.

Porém, para falar a verdade essa é a maior dificuldade de todos os estudantes. Afinal, quais são as fontes confiáveis? Por onde começar a pesquisar? Como conseguir delimitar o tema da melhor maneira possível? Essas são algumas dúvidas que aparecem na cabeça de todas as pessoas durante essa etapa do TCC.

Dessa maneira, levando em consideração que o tema do trabalho é o que convida a pessoa que dará a sua nota, é interessante que você antes de mais nada tenha algum site de referência para conseguir te guiar; nesse caso, uma boa opção é o artigo “Tema para TCC: encontre o seu com esses 7 passos”, disponível no link: https://professoralaize.com.br/2020/01/24/tema-de-tcc/.

 A partir do momento em que você iniciar a leitura do artigo e seguir os passos indicados, verá que tudo fica mais simples na hora de definir o seu tema. Nesse caso, uma outra dica é sempre escolher um tema que você goste bastante, já que precisará trabalhar em cima dele por mais de 1 semestre.

Contudo, definir o tema não é tudo. Após essa etapa, você precisará pensar sobre o que pesquisará dentro daquele tema, ou seja, qual será o seu problema de pesquisa.

 

  • Problema de pesquisa

 

Este problema de pesquisa, nada mais é do que a pergunta que você deverá responder com a sua pesquisa, é aquele elemento que chama a atenção do leitor, seu leitor ficará curioso para entender exatamente do que será tratado no seu trabalho.

Caso você ainda não tenha entendido exatamente o que seria o problema de pesquisa, acompanhe alguns exemplos dos melhores problemas de pesquisa para se levar em consideração durante o planejamento do seu conteúdo:

Exemplo:

  • “As escolhas políticas são influenciadas pelo nível de escolaridade da população no Brasil?”

 Este é um problema de pesquisa bem estruturado. Isso porque ele é específico com relação ao que se quer entender ao longo do projeto, é claro de se entender, contextualizou-se também (principalmente quando o Brasil é citado) e ao mesmo tempo é viável de se pesquisar.

Como deve ser o problema de pesquisa?

Sendo assim, alguns elementos importantes a se levar em consideração sobre a elaboração do seu problema de pesquisa, são:

  1. Ele não pode ser vago, porque você deve focar em algo específico durante a elaboração do trabalho;
  2. Ele precisa estar contextualizado para que não existam espaços para duplas interpretações;
  3. É interessante que não existam outros problemas de pesquisa idênticos ao seu em pesquisas anteriores feitas por outras pessoas;
  4. Deve-se ter disponíveis materiais de boa qualidade sobre o tema, então pesquise sobre isso antes, já que essa pode ser uma dificuldade no futuro;
  5. O problema precisa ser viável, já que a resposta para a pergunta será o seu projeto e, por isso, conseguir encontrar essa resposta é essencial;
  6. Precisa ser simples de se entender, mais uma vez, para que não existam espaços para duplas interpretações, o que pode atrapalhar sua nota no momento da avaliação.

 

Assim, com o problema de pesquisa já definido de acordo com as dicas anteriores, chegou o momento de propriamente pesquisar a resposta para aquele problema.

 

Objetivos gerais:

O que se espera do projeto como um todo;

Objetivos específicos:

Quais serão as etapas objetivadas para conseguir chegar ao objetivo geral. Ambos devem serão introduzidos por meio de verbos no infinitivo.

Exemplo:

Objetivo geral: Entender o que influencia nas escolhas políticas da sociedade.

Objetivo específico: a) Entrevistar pessoas; b) Pesquisar bibliografias etc.

 

  • Fontes

Essa fase de procura por fontes é muito importante porque as fontes possuem uma influência direta no seu trabalho.

Antes de mais nada, é interessante que você saiba que, de acordo com um estudo de Riviane Furtado[2] , a internet é de grande ajuda nesse momento, mas é de extrema importância que você confira a confiabilidade e legitimidade das suas fontes.

Dessa maneira, no lugar de basear o seu trabalho em pesquisas da internet, uma boa ideia é utilizá-la para entender quais são os autores mais renomados na sua área, quais são as obras mais lidas e utilizadas como referência e também encontrar outros problemas de pesquisa parecidos e quais referências utilizaram nesses artigos.

Sendo assim, a internet é uma excelente aliada nesse processo, mas é interessante que você a utilize como uma ferramenta no momento de procurar e-books, livros e artigos científicos, também para entender mais sobre os elementos que citamos anteriormente (como pesquisa por autores e obras importantes, também ABNT).

Não esqueça, no entanto, que a principal fonte do trabalho devem ser livros de qualidade e artigos de profissionais de qualidade, professores com um bom currículo, teses e dissertações de boas universidades.

Isso porque fontes boas são extremamente importantes para darem maior credibilidade ao seu trabalho, afinal, quem confiaria em referências feitas por desconhecidos? Desta forma, capriche bastante na parte das fontes.

 

  • Planejamento

 

Por fim, antes de finalizar o seu planejamento é interessante que você defina quais métodos e metodologias utilizará para desenvolver o seu trabalho.

Isso é muito importante porque é por meio do método que você fará sua pesquisa e obterá uma resposta.

Desta forma, o método é o caminho que você irá utilizar para encontrar a resposta do problema de pesquisa.

Neste caso, podemos citar dois métodos de pesquisa muito comuns no meio acadêmico: o método quantitativo e o método qualitativo.

O método quantitativo consiste basicamente em métodos que foquem encontrar números e estatísticas. Ou seja, é um método que busca informações mensuráveis e, consequentemente, envolve gráficos e muitos outros sistemas de medida e representação.

Enquanto isso, o método qualitativo consiste em informações mais subjetivos, ou seja, a metodologia que vamos usar nesse método é principalmente a entrevista e também os questionários, de forma que ele não foca em números, mas sim em informações em texto.

Apesar disso, ele também pode ser mensurado por meio de gráficos, por exemplo.

Portanto, com tudo isso em mente você já terá finalizado a parte de planejamento do seu TCC.

Lembre-se sempre de deixar bastante tempo disponível também para essa parte, justamente porque ela é muito importante para responder ao seu problema de pesquisa, e consequentemente, para o desenvolvimento geral.

 

ETAPA 3 – COMEÇAR A ESCREVER

 

Após as etapas anteriores você já deve estar se questionando: eu preciso realmente fazer todas essas coisa antes de começar a escrever o meu projeto?

E a resposta para essa pergunta é bem simples: sim, você precisa.

Isso porque agora você já tem uma ideia bem clara da formatação do seu projeto e também do conteúdo que estará nele. Isso fará com que essa parte da escrita seja muito mais simples e rápida.

Basta apenas colocar todas as suas ideias em prática, ou seja, unir a forma ao conteúdo.

Porém, não pense que o projeto em questão é o TCC. Antes de mais nada, você deve começar a escrever o seu projeto de pesquisa.

O seu projeto de pesquisa recebe também o nome de pré-projeto. Ele terá todas as informações mais importantes.

Tudo isso é essencial para que seus orientadores entendam sobre o que seu trabalho se trata.

 

  • Projeto de pesquisa

 

De acordo com uma pesquisa publicada pela Unimep[3] (Universidade Metodista de Piracicaba), 57% dos estudantes não sentem dificuldade de elaborar o projeto de pesquisa, o que pode te deixar mais animado, ainda mais após ler todas essas dicas anteriores.

Isso demonstra que a maioria dos jovens não sente dificuldade de elaborar um projeto de pesquisa, mas isso não significa que ele possui qualidade.

Muitas pessoas desenvolvem projetos apenas para conseguir o diploma, sem maiores comprometimentos.

Além disso, é importante saber que o projeto de pesquisa possui um template específico e também deve ser composto por todos os elementos necessários.

Obs.: esse template deve seguir também as normas ABNT, assim como todos os outros trabalhos que você desenvolver em ambiente acadêmico.

Nesse caso, são eles:

  • Introdução

    Deve-se apresentar qual o seu tema e delimitação, qual seu problema de pesquisa, quais seus objetivos (gerais e específicos)[4] e sua justificativa para elaborar a pesquisa, tudo nessa ordem.

Por meio da introdução, o corretor terá uma ideia geral de tudo o que você planejou anteriormente.

  • Revisão da literatura

Essa parte do trabalho é essencial para dar maior embasamento teórico e histórico para a sua pesquisa.

Você deve citar pesquisas anteriores sobre o assunto e sobre outros elementos que o compõem; neste caso, fontes confiáveis são essenciais.

 

  • Delineamento metodológico

    Aqui você deve indicar qual será a metodologia utilizada no seu trabalho – quantitativa? Qualitativa? Mista (uma mistura das duas)?. Para isso, utilize o método que você havia planejado anteriormente;

 

  • Cronograma

    Essa etapa demanda uma tabela indicando o que será feito no trabalho a cada mês, ela é essencial para que você e o corretor visualizem a organização do trabalho.

 

  • Referências

    Nas referências você deve colocar todo o material que usou para fazer o seu projeto de pesquisa.

Aqui estarão todas as fontes que você utilizou para encontrar as informações que você inseriu no pré-projeto.

Lembre-se de que as referências são essenciais para não ocorrer plágio no trabalho.

 

 Finalizando

 

Dessa maneira, com a organização em dia, com o planejamento feito e o projeto de pesquisa já pronto, você já terá todo o seu pré-trabalho estruturado.

Também terá já pronto, um projeto de pesquisa melhor trabalhado e mais profundo.

Após todas essas etapas, chegou o momento de escrever o seu TCC.

Lembre-se de que a maioria dos estudantes já começa na parte da escrita, e por isso agora você está muito mais preparado do que a maioria deles, o que é um diferencial.

Não esqueça de que seu projeto e também seu trabalho precisam estar impecáveis e uma boa escrita, com coesão e coerência, é essencial.

Os erros ortográficos e de digitação que você está deixando passar por não conhecer todas as regras do idioma, não irão colaborar em sua nota. Dê preferência por um profissional de revisão textual para fazer isso por você.

É um investimento em sua formação.

Portanto, mãos à obra e comece a escrever o seu TCC da melhor forma possível. Ele sempre deverá seguir as dicas anteriores para que ele fique ainda melhor. Boa sorte nessa jornada!

REFERÊNCIAS

[1] Fonte do material: https://www.passeidireto.com/arquivo/21210216/a-importancia-das-normas-tecnica-na-elaboracao-de-textos

[2] Fonte do conteúdo: https://rivianefurtado.jusbrasil.com.br/artigos/498355527/o-uso-da-internet-como-fonte-de-pesquisa

[3] Fonte da pesquisa: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/563.pdf

Leave a Comment

Your email address will not be published.